8 receitas de rolinhos de sushi sem peixe cru

8 receitas de rolinhos de sushi sem peixe cru

Escolhendo uma Faca de Sushi

Escolhendo uma Faca de Sushi

Escolhendo uma Faca de Sushi

Por Grant Carter da

Quando é altura de escolher um conjunto de facas para sushi, ou só uma faca em particular, existem muitas opções! Tem gente que pode estar interessada numa faca para uma aula ou para festa de sushi, ou talvez tenham a ambição de se tornarem um chefe de sushi, ou itamae. No outro lado desse espetro, você irá querer escolher a faca ou o conjunto de facas que fiquem confortáveis em sua mão, fabricada com materiais de qualidade, e que possuam a melhor garantia possível que você possa encontrar num fabricante de facas para sushi!

Das várias dezenas de tipos diferentes de lâminas japonesas tradicionais, disponíveis atualmente para compra, existem três estilos principais que irá encontrar habitualmente, ou dos quais precisará para fazer o habitual sushi ao estilo Maki ou Nigiri:

3 tipos de facas para sushi

A faca Yanagi é uma faca longa com uma lâmina fina e delgada que está desenhada para um corte preciso de sashimi. Essa faca é verdadeiramente a ferramenta mais valiosa de um itamae e o instrumento responsável pela fantástica apresentação que você vê no sushi-ya japonês e de todo o mundo. Apesar de nem todos os talheres tradicionais japoneses serem feitos no mesmo estilo que a tradicional espada do guerreiro samurai – a catana -, algumas são forjadas à mão aplicando essa mesma técnica.

A Deba é o maior cavalo de trabalho da cozinha japonesa, sendo muito útil para derrubar os problemas durante o corte de novilho ou até mesmo para desmantelar todo o atum. No Japão, cada espécie marinha tem a sua própria faca desenhada para trabalhar com ele. Por exemplo, uma faca para enguia tem um desenho especial que permite cortá-la rapidamente e uma lâmina especial para desmantelá-la. Essas lâminas variam em todas as suas formas e tamanho, e algumas estão desenhadas para trabalharem com um atum que tenha até 2 metros de comprimento.

A Usuba é uma bela lâmina desenhada especialmente para vegetais e para sua apresentação. Uma Usuba em mãos bem habilidosas pode transformar simples vegetais em obras de arte! Apesar de parecer um cutelo, é totalmente diferentes dos cutelos que os ocidentais imaginam!

Assim que você tiver escolhido uma faca ou um conjunto de facas, se prepare para cuidar delas! Nunca as coloque na máquina de lavar loiça já que os detergentes irão corroer o carbono que tem no aço! Outra razão para nunca colocar os seus talheres japoneses de qualidade na máquina, ou então individualmente numa gaveta, é para prevenir a ocorrência de lascas, embotamento e enferrujamento.  

Lembre-se de que é sempre melhor cuidar das suas facas de qualidade do que ficar substituindo àquelas danificadas!

Tamago

Tamago

O que é o tamago?

Tamago é um omelete japonês normalmente usado no sushi maki, nigiri e Temaki. Ao contrário de um omelete normal, o tamago é feito com açúcar, molho de soja e mirin. Além disso, a fritura é feita de uma forma única, como explicado no guia abaixo.

É muito fácil fazer tamago, e é fácil de saborear. É altamente recomendado para fãs de sushi vegetariano, mulheres grávidas e qualquer pessoa com bom paladar.

 

Como fazer tamago?

Atenção – A receita para o Polme de Tamago pode ser encontrada aqui.

Passo 1 – Aquecer

Aqueça um pouquinho de óleo numa frigideira retangular, depois adicione o polme de tamago, com 1 cm de profundidade.

  

Passo 2 – Virar e dobrar

Após 2-3 minutos, quando o fundo do omelete tiver ficado marrom, use uma espátula para dobrar duas vezes o omelete; primeiro da extremidade mais próxima da frigideira em direção ao meio, e depois na direção da extremidade mais distante. Não precisa virar o omelete, só dobrar mesmo. Mesmo que o lado de cima pareça ainda estar cru antes de dobrar, as “partes interiores” ficarão feitas no final desse processo.

Passo 3 – Mais manteiga

Agora passe óleo na frigideira novamente (ou não, depende se você gosta dele crocante ou sem óleo) e adicione outra dose de polme de tamago. Confirme que o polme que você acabou de adicionar tocou no omelete que você dobrou no passo anterior.

Passo 4 – Virar novamente

Repita os passos 2-3, até ficar sem polme de tamago.

Passo 5 – Eeeeeee cortar…

Agora que seu omelete está pronto, coloque-o numa superfície seca para cortá-lo, e fatie em pedaços com grossura de 2 cm. Pode usá-lo como cobertura para sushi nigiri, ou como recheio para sushi Temaki e maki.

 

Cortando o Pepino

Cortando o Pepino

Como cortar um pepino para sushi

Por que preciso de um guia para cortar um pepino?

Por que que o sushi requere uma certa precisão na forma como você corta os vegetais. E as cenouras são muito complicadas nesse aspeto. Por isso, ao longo dos anos, quem faz sushi desenvolveu um método para cortar o pepino, que passou de geração em geração, permitindo que o mais novato possa cortá-lo que nem um profissional. Hoje você aprenderá esse método.

O guia

Cortar ao meio

Pegue um pepino, de preferência um que tenha uma forma uniforme, e corte tão no meio quanto conseguir. Remover as extremidades é opcional, mas eu prefiro não fazê-lo.

Remover o miolo

Se você seguiu corretamente o primeiro passo, deve agora ter meio pepino na mão. Não se preocupe, é perfeitamente normal. Com uma faca afiada, tire o miolo do pepino, uma vez mais de forma tão uniforme quanto você conseguir. Vá lembrando que esse pepino será cortado em palitos, de preferência idênticos – então retirar o miolo tem um papel central nisso – se você fizer isso de forma uniforme, terá palitos de pepino uniformes também.

 

Dividir em palitos

Vire o pepino para baixo e, com uma faca afiada, corte em palitos que tenham uma grossura de 1/2 cm. Assim que fizer isso, você já irá querer segurar todos esses palitos em conjunto e cortar as extremidades, para que todos fiquem com mesmo comprimento (de preferência o comprimento de metade de uma folha nori) – só que isso também é opcional.

Desfrute!

wasabi

wasabi

O que é o wasabi?

Wasabi, também conhecido como “rábano japonês”, é uma especiaria japonesa picante e um importante membro de qualquer menu de sushi. Tem gente que gosta de misturá-lo numa taça de molho de soja para ensopar, e tem outros que preferem colocá-lo diretamente no sushi bem antes de comer. Para mais informação sobre a origem do wasabi, dê uma olhada no wasabi na Wikipedia.

Os produtos de wasabi para sushi podem ser obtidos nos mercados de alimentos asiáticos na forma seca em pó ou como uma pasta pronta a ser utilizada, sendo usado em doses bem pequenas (do tamanho de uma ervilha ou menor). Para que você desfrute totalmente de seu wasabi – você deve usar wasabi seco em pó para produzir a sua própria pasta fresca wasabi – o guia seguinte irá conduzi-la por esse processo simples.

Vamos então fazer Wasabi!

Extraindo o wasabi

Tendo em conta que o wasabi em pó precisa de permanecer seco para que conserve sua frescura, tente cuidadosamente não lascar a parte de cima da lata quando abri-la, pois assim o seu wasabi durará mais quando você fizer sushi.

Utilize colheres de chá secas (ou verta gentilmente a lata como mostrado na animação). 3-4 colheres de chá devem ser suficientes para uma sessão de sushi, dependendo dos seus hábitos pessoais de consumo de wasabi.

 

  

Adicionar água

Adicione uma pequena quantidade de água fria, de acordo com uma proporação à volta de 1:1 em relação à quantidade de wasabi em pó que utilizou, e mexa até conseguir uma mistura sólida. Agora você precisa equilibrar gentilmente a mistura com um pouco mais de pó, até que seu wasabi fique espesso, ou então use água para que ele fique mais fino.

  

Decorar

Agora que a pasta de wasabi está prontinha – você pode fazer formas com ela – tente ser original e surpreender seus convidados para a refeição de sushi!

Bom apetite!

Sushi de Tempura de camarão

Sushi de Tempura de camarão

A mistura de tempura

Primeiro o mais importante: vamos começar com a mistura de tempura. A tempura misturada pode ser feita de raiz, ou você pode recorrer a um pó de tempura instantâneo. Essa receita usa um pó de tempura instantâneo. Se está interessada em ser menos preguiçosa do que eu, então tem essa boa receita sobre fazer mistura de tempura de raiz da “go-japanese”.

Para essa receita usaremos 3 colheres de sopa de pó de tempura comprado no mercado, e 3 colheres de sopa de água gelada. É importante que a água esteja tão gelada quanto possível, por isso se assegure de que junta bastante gelo à água e deixe que ela repouse alguns minutos.

670deec4_o

Com uma colher, adicione água ao pó, obedecendo a uma proporção de 1:1. Adicione mais pó ou água para alterar a textura da mistura, se você sentir que isso é necessário. Quando estiver mexendo, faça isso gentilmente para manter a mistura tão plana quanto possível – tente evitar criar bolhas nela. Não tem grande problema se a mistura ficar um pouco granulada, mas uma mistura cheia de bolhas deve ser evitada.

O resultado deve ficar como esse aqui.

20be8071_o

O camarão: descascar e retirar as veias

O camarão congelado provavelmente já vem descascado e por vezes até sem veias. Se não for o caso, você precisará fazer isso. Gostaria de convidar o chefe Gordon Ramsay para explicar o processo.

Fazer cortes

Quando está frito, o camarão tende a ficar bastante encaracolado – então você já irá querer esticá-lo previamente. Nós fazemos isso com dois cortes ao longo da “barriga”, a cada terço, como mostrado abaixo.

dsc03218

 

Após fazer os cortes, esmague ligeiramente os camarões contra a tábua usando suas mãos.

 

dsc03219

 

Preparando a fritadeira

Aqueça uma boa camada de óleo, colocando-o numa frigideira pequena de fundo grosso – ou utilize uma fritadeira, caso você tenha uma. Deixe a frigideira sobre o fogo durante alguns minutos no máximo, até que fique suficientemente quente para fritar.

A quantidade perfeita de óleo a usar deve ser 2X a altura do camarão – ou aproximadamente 5 cm.

Um truque para saber quando o óleo está suficientemente quente é deitar uma gotinha de tempura nele. Quando a tempura começar chiando, então o óleo está pronto e o fogo pode ser reduzido para médio.

Oil is hot enough

Oil is hot enough

Mergulhe & frite

Um a um, pegue o camarão com pauzinhos e mergulhe na tempura. Tenha a certeza de que eles ficam totalmente cobertos pelo óleo. Eles devem fritar durante cerca de 10-15 segundos até que fiquem bem crocantes e dourados. Você pode fazer 3-4 de cada vez, mas não mais, já que a temperatura do óleo precisa de ficar estável tanto quanto possível.

tepurashrimpsmall

Assim que tiver terminado, coloque o camarão frito com tempura sobre papel de cozinha para que ele liberte o óleo, e cubra com outro papel de cozinha. Nunca coloque o camarão num compartimento fechado, já que o vapor pode transformar tudo numa papa.

Consideração final

O rolinho de tempura de camarão é sem dúvida o meu favorito de todos os tempos!

Pode ser servido sozinho como entrada ou como ingrediente principal nos rolinhos de Sushi como os rolinhos Dragão e Lagarta. Quando estiver preparando as quantidades, tenha a certeza de que faz mais do que aquelas de que precisa, já que algumas têm tendência a “desaparecer” logo após a preparação.

Tem questões ou comentários? Fale connosco! Utilize nosso fantástico sistema comentários abaixo.

Por favor desfrute dessa fotografia de um Rolinho de Sushi Lagarta.

Caterpillar sushi roll

Rolinho de sushi lagarta

Peixe apropriado para o Sushi

Peixe apropriado para o Sushi

O que é peixe “Apropriado para Sushi”?

Sushi é uma refeição saudável quando preparada e servida corretamente. Quando você serve peixe cru, seja Sashimi ou Sushi, garanta que o produto pode ser comido cru sem problema. Essa informação é normalmente revelada pelo fornecedor através da descrição “Sushi seguro” ou “Sashimi seguro”. Se a embalagem não disser isso, entre em contato com o fornecedor antes de comer o produto cru.

Além disso, tenha em atenção que as mulheres grávidas e os grupos com problemas de saúde não devem de todo comer peixe cru. De acordo com os regulamentos da União Europeia, congelar o peixe a ?20°C (?4°F) durante 24 horas extermina os parasitas. A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA recomenda congelar a ?35°C (?31°F) durante 15 horas, ou a ?20°C (?4°F) durante 7 dias.
Para saber mais, por favor consulte: Wikipedia: sushi – riscos de saúde.

O seu peixeiro local

Consulte o seu peixeiro local acerca da disponibilidade do peixe apropriado para Sushi e Sashimi. Por favor deixe nos comentários abaixo a informação do local onde você compra o seu peixe apropriado para sushi! Desfrute.

Maionese Picante

Maionese Picante

Por que nós gostamos tanto de maionese picante?

O molho de maionese picante fica ótimo como atum picante e outros rolinhos picantes de sushi. Essa intensidade das malaguetas faz com que o sushi adquira um tipo de intensidade totalmente diferente daquele dado pelo wasabi, e a maionese contribui para acentuar lado gorduroso e suculento das coisas.

Bom, vamos então fazer molho picante para sushi!

Ingredientes:spicy-mayo-boxes

 

  • 1 colher de sopa de maionese à sua escolha (preferencialmente Kewpie)
  • 1 colher de chá de molho de Sriracha
  • -opcional- 1 óleo sésamo
  • -opcional- 1 colher de chá de sumo de limão

spicy-mayo-boxes

E… Mexa

Mexe tudo numa taça pequena para que as coisas se interliguem uniformemente. Garanta que o molho picante Sriracha está espalhado de forma uniforme. Se não for para ser usado imediatamente, guarde na geladeira. A receita descrita acima foi concebida para alcançar um sabor moderadamente picante. Experimente com diferentes proporções de maionese e malagueta para que fique ajustado ao seu gosto picante pessoal.

Conselho de utilização

Assim que tudo for combinado, utilize uma colher para colocar o molho picante recém-preparado numa garrafa comprimível. Se não tiver uma, ou se quiser usar uma pequena quantidade, você pode usar uma lancheira dessas, fazendo um pequeno furo no meio. Para poder utilizar o molho, só tem de apertar a lancheira para que o molho deixe um rastro piscante por cima do rolinho.

Temaki (cone) sushi

Temaki (cone) sushi

O que é o sushi temaki?

O sushi temaki é enroladinho à mão, então não precisa de uma esteira de enrolar, e a sua forma final é um cone, então também não vai precisar de uma faca.

Ingredientes para 6 cones de sushi

3 folhas de nori, cortadas pela metade

Um copo de arroz vinagrado

180 gramas de peixe (salmão, atum, palombeta, etc..)

Vamos fazer cones

Passo 1 – Colocar os ingredientes

Coloque metade do nori em sua mão esquerda e utilize a direita para cobrir a metade do nori com arroz, fazendo uma camadinha de 1 cm de altura. Coloque um pedaço de peixe e os vegetais que desejar em cima do arroz, na diagonal em relação ao nori, como exemplificado abaixo. Continue segurando o nori com sua mão esquerda, e utilize a direita para puxar o canto onde o nori vai fechar para colocá-lo em cima do peixe e dos vegetais, depois dê uma ligeira pressão sobre ele.  

 

  

Passo 2 – E a segunda ponta

Continue enrolando até que apenas um pequeno cantinho do nori fique de fora. Tenha a certeza de que enrolou bem firme. Você ainda pode fazer uns ajustes nessa fase.

  

Passo 3 – E a segunda ponta
Continue enrolando até que apenas um pequeno cantinho do nori esteja de fora. Tenha a certeza de que enrolou bem firme. Você ainda pode fazer uns ajustes nessa fase.

Passo 4 – Entra em cena o Wasabi!

Para fazer com que o cone fique colado, e em honra do sabor japonês, o habitual é colocar um pequeno pedaço de wasabi na extremidade do nori antes de fechar o cone. Você pode fazer sem isso, mas porque haveria de recusar, não é mesmo?

passo 5 -E… fechar.

Bon appetite!

Como fazer sushi Gunkan maki em casa?

Como fazer sushi Gunkan maki em casa?

Sobre o sushi Gunkan

O sushi Gunkan maki é bem mais fácil de fazer do que o clássico sushi ou I/O. O seguinte guia flash ilustrado irá mostrar como ele é fácil mesmo.

Ingredientes do sushi Gunkan

Porções: 8 unidades. Tempo de preparação: 10 min.

  • Arroz de sushi corretamente preparado (mais)
  • Nori
  • Caviar. Ou: Tobiko (caviar de peixe-voador), ikura (caviar de salmão), kazunoko (caviar de arenque) ou masago (caviar de capelim)

Como fazer sushi Gukan maki

“Preparações para o Nori”

Pegue numa folha normal de nori e corte um logo pedaço dela. Corte essa longa tira com cerca de 4 cm de extensão.

 

“Ficando ocupada com o arroz”

Faça uma bola de arroz, do tamanho de uma bola de pingue-pongue, e coloque-a no centro do nori. Ela deve ficar alinhada com as margens mais baixas da tira de nori, já que isso tudo vai servir para fazer a base do gunkan maki.

“O encobrimento.”

Cubra. De forma gentil mas apertada, feche o nori em volta de toda a bola, apertando um pouquinho para que o nori grude no arroz.

 

“Levitando com o peixe-voador!”

Pegue numa colher de sopa de Tobiko (caviar de peixe-voador), ikura (caviar de salmão), kazunoko (caviar de arenque) ou masago (caviar de capelim). Por hábito, se sugere utilizar caviar normal nesse prato, mas o sushi tem tudo que ver com criatividade, então…

Passo 5 – “Bem feito!”

Espero que você goste. Dê uma olhada na receita do tobiko e do sushi gunkan maki com gema de ovo de codorniz. São deliciosas!