Escolhendo uma Faca de Sushi

Escolhendo uma Faca de Sushi
(5 / 5)

Word from the author:

"Quando é altura de escolher um conjunto de facas para sushi, ou só uma faca em particular, existem muitas opções! Tem gente que pode estar interessada numa faca para uma aula ou para festa de sushi, ou talvez tenham a ambição de se tornarem um chefe de sushi, ou itamae. No outro lado desse espetro, você irá querer escolher a faca ou o conjunto de facas que fiquem confortáveis em sua mão, fabricada com materiais de qualidade, e que possuam a melhor garantia possível que você possa encontrar num fabricante de facas para sushi!"

Escolhendo uma Faca de Sushi

Por Grant Carter da

Quando é altura de escolher um conjunto de facas para sushi, ou só uma faca em particular, existem muitas opções! Tem gente que pode estar interessada numa faca para uma aula ou para festa de sushi, ou talvez tenham a ambição de se tornarem um chefe de sushi, ou itamae. No outro lado desse espetro, você irá querer escolher a faca ou o conjunto de facas que fiquem confortáveis em sua mão, fabricada com materiais de qualidade, e que possuam a melhor garantia possível que você possa encontrar num fabricante de facas para sushi!

Das várias dezenas de tipos diferentes de lâminas japonesas tradicionais, disponíveis atualmente para compra, existem três estilos principais que irá encontrar habitualmente, ou dos quais precisará para fazer o habitual sushi ao estilo Maki ou Nigiri:

3 tipos de facas para sushi

A faca Yanagi é uma faca longa com uma lâmina fina e delgada que está desenhada para um corte preciso de sashimi. Essa faca é verdadeiramente a ferramenta mais valiosa de um itamae e o instrumento responsável pela fantástica apresentação que você vê no sushi-ya japonês e de todo o mundo. Apesar de nem todos os talheres tradicionais japoneses serem feitos no mesmo estilo que a tradicional espada do guerreiro samurai – a catana -, algumas são forjadas à mão aplicando essa mesma técnica.

A Deba é o maior cavalo de trabalho da cozinha japonesa, sendo muito útil para derrubar os problemas durante o corte de novilho ou até mesmo para desmantelar todo o atum. No Japão, cada espécie marinha tem a sua própria faca desenhada para trabalhar com ele. Por exemplo, uma faca para enguia tem um desenho especial que permite cortá-la rapidamente e uma lâmina especial para desmantelá-la. Essas lâminas variam em todas as suas formas e tamanho, e algumas estão desenhadas para trabalharem com um atum que tenha até 2 metros de comprimento.

A Usuba é uma bela lâmina desenhada especialmente para vegetais e para sua apresentação. Uma Usuba em mãos bem habilidosas pode transformar simples vegetais em obras de arte! Apesar de parecer um cutelo, é totalmente diferentes dos cutelos que os ocidentais imaginam!

Assim que você tiver escolhido uma faca ou um conjunto de facas, se prepare para cuidar delas! Nunca as coloque na máquina de lavar loiça já que os detergentes irão corroer o carbono que tem no aço! Outra razão para nunca colocar os seus talheres japoneses de qualidade na máquina, ou então individualmente numa gaveta, é para prevenir a ocorrência de lascas, embotamento e enferrujamento.  

Lembre-se de que é sempre melhor cuidar das suas facas de qualidade do que ficar substituindo àquelas danificadas!

Please follow and like us:

Recipe Rating

  • (5 /5)
  • 2 ratings