Receita do Rolinho de Companhia

Receita do Rolinho de Companhia
(4.7 / 5)

Word from the author:

"Dei o nome de “Rolinho de Companhia” para esse já quem duas coberturas diferentes. E você sabe que dois é bom, mas três já é demais. É um rolinho com ótimo aspeto que ‘tem tudo’, perfeito para quem não consegue escolher facilmente só uma coisa para seus rolinhos."

O rolinho de sushi Companhia

Esse aí é um rolinho de sushi genial com tudo o que fãs de sushi adoram, por dentro e por fora. Então o que é mesmo? Basicamente, camarão e abacate na parte de dentro, com salmão e atum no lado de fora, coberto com ikura para sua apresentação e sabor.

Vamos lá!

Jogue a bola

Pegue uma folha de nori e corte ao meio. Coloque uma metade em cima da esteira de bambu com o lado áspero para cima. Guarde a outra parte num local seco para o rolinho seguinte. Molhe suas mãos com água e pegue uma mão cheia de arroz. Faça uma bolinha e “jogue” no centro da folha de nori.

spread_rice

Espalhe o arroz pelo nori de forma uniforme. Não precisa pressionar o arroz para baixo, só espalhe mesmo em toda a extensão. Agora vire o nori para que o arroz fique voltado para baixo.

Depois, vamos precisar preparar o recheio do rolinho.

Quer rechear?

Já tem seu abacate cortado e o camarão lavadinho? Ótimo! Vamos alinhá-los. Como você pode ver que eu usei fatias de abacate bem espessas, já que eu gosto assim mesmo. Quanto ao camarão, se eu fizesse esse rolinho agora novamente eu o colocaria “rabinho contra rabinho” para evitar esses espaços entre eles.

company_sushi_roll_fillings

Tudo alinhadinho? Perfeito. Hora de enrolar.

Vamos Enrolar

Se você chegou até aqui, então provavelmente já sabe como enrolar sushi. Se você não tem certeza a 100%, dê uma olhada no GIF abaixo. Aquelas mais atentas poderão notar que ele pertence a uma página diferente de receitas (Atum Picante, na verdade), mas o truque é o mesmo.

Rolling_sushi_animated_gif

Levante a esteira com seus polegares, segurando o recheio de sushi com seus dedos e feche o rolinho. Aperte a esteira sobre o rolinho num movimento das extremidades para o centro (para evitar espremer o recheio para fora) e abra uma aba na esteira. Empurre a esteira para a frente para que o rolinho enrole por dentro da esteira, e aperte novamente. Repita uma terceira vez se necessário e pronto!

Se você ainda não tem certeza sobre essa parte, dê uma olhada no nosso guia sobre como fazer sushi.

Chegando ao topo

Essa é a minha parte favorita, a cobertura. Primeiro faça fatias longas e finas de atum e salmão. Você pode ver abaixo que o meu corte está longe de perfeito. Estou usando uma faca normal de cozinha aí, mas uma faca mais longa me teria ajudado a conseguir cortes melhores e mais perfeitos.

salmon slices

tuna slices

Depois, você vai querer colocar as fatias em cima do rolinho que acabámos de fazer. Tente sobrepô-los um pouquinho, mas não demasiado – meio centímetro de sobreposição é o suficiente.

wrapped up sushi roll

Sim, fatias bem grandes, que ótimo aspeto! Agora você pode usar a esteira para apertar as fatias de peixe junto do arroz. Aperte bem para que não caia quando você for cortar o rolinho dentro de dois segundos. Com o arroz novamente pressionado, o lado exterior do seu rolinho deve ter um aspeto parecido com esse abaixo.

pressed sushi

Cortar para finalizar

Você já está terminando. Agora chegou o momento de cortar o rolinho em pedaços. Habitualmente 8 ou 6. Depende se você vai querer manter a extremidade ou não. Eu costumo ficar com ela.

cutting the company roll

Se você está tendo problemas em cortar o rolinho sem que tudo se desmorone, tem um truque que pode ajudar. Tente colocar uma fita saran em cima do rolinho, apertando-a contra a esteira de enrolar, e corte através dela. Isso habitualmente ajuda bastante.

Em qualquer dos casos, quando você está cortando o rolinho é importante manter a faca limpa e húmida entre os cortes. Isso é bastante útil.

company roll perfect

Pensamentos finais

Ikura é a cobertura perfeita para mim, mas você também pode tentar sésamo negro, cebolinha cortada ou qualquer outra coisa. Você pode juntar um pouco de molho teriyaki, com certeza isso não seria um problema.

Se gostou dessa receita, espreite outras em baixo e deixe um comentário. E partilhe. E seja feliz.

Please follow and like us:

Recipe Rating

  • (4.7 /5)
  • 51 ratings