Como fazer rolinhos de atum picante

Como fazer rolinhos de atum picante
(4.3 / 5)

Word from the author:

"O rolinho de atum picante é um clássico. É relativamente simples de fazer, funciona com diferentes tamanhos de atum e, bem, é muito picante. Veja a receita abaixo para aprender a fazer o molho e o rolinho também."

Sobre O Atum Picante

O atum picante é um nome habitual para diferentes rolos de sushi que têm duas coisas em comum: a utilização do atum e um molho picante. O atum nesse rolinho é cortado em pequenos pedaços, então o tamanho inicial dele não importa. Ou seja, até que é uma excelente solução para os pedaços de atum que você tem de sobra e que não consegue encaixar em qualquer outro rolinho.  

Vamos começar com o molho

O elemento-chave do rolinho de atum picante é o molho de maionese picante. É tão fácil fazê-lo que você não vai acreditar! As instruções abaixo servem para fazer molho suficiente para usar em 4 rolinhos de atum picante. O que eu recomendo é que você prepare o dobro disso e sirva o que restar como molho adicional.

Você precisará de:

  • 1 colher de chá de maionese à sua escolha (de preferência Kewpie)
  • 1 colher de chá de molho picante (de preferência Sriracha)
  • 1 colher de chá de sumo de limão
  • 1/2 colher de chá de azeite (Kadoya’s).

mayo_and_chili

Só tem de misturar tudo

Misture todos os ingredientes numa tigela e pronto. Se não consumir de imediato, tenha a certeza de que coloca o produto na geladeira. Pode usar uma colher para aplicar o molho no seu rolinho mais tarde, ou sobre qualquer outro prato, ou então pode utilizar uma garrafa comprimível, caso tenha uma.

spicy_tuna_animated_small

Vamos começar enrolando

No primeiro passo precisamos de quebrar o nori em dois. Tenha a certeza de que quebra a parte maior. Se ele não quebrar facilmente, isso quer dizer que o nori poderá ter absorvido alguma humidade, provavelmente presente no ar do espaço envolvente. Se isso acontecer, tente tostá-lo um pouco por cima do fogão até ficar suficientemente estaladiço para quebrar. Note depois que o nori tem um lado mais robusto e outro mais suave. Vire a parte robusta para você.

spread_rice

Molhe suas mãos e pegue uma mão cheia de arroz de sushi. Faça uma bolinha e coloque em cima do nori. Com suas mãos ainda húmidas (se elas não estiverem húmidas o arroz ficará colado) espalhe o arroz ao longo do nori para cobri-lo uniformemente. Não carregue demasiado no arroz, só espalhe. Quando tiver feito isso, vire o nori ao contrário para que o arroz fique em cima da esteira de bambu e para que o lado mais suave do nori fique virado para você.  

Recheie

Recheie o nori com coisas saborosas! Duas fatias grossas de abacate e uma colher de pedaços de atum embebidos em maionese picante. Ambas devem cobrir toda a extensão do nori uniformemente, se possível, como mostrado abaixo.

filling

Vamos Enrolar

Essa é a parte divertida! Feche a esteira de bambu em cima do recheio do rolinho e aperte, indo do meio para os lados. Empurre a esteira para a frente num movimento rotacional e aperte novamente até chegar no fundo do rolinho. Se precisar de mais ajuda nessa parte, poderá visitar o nosso guia: Como enrolar o sushi de dentro para fora. Utilize uma faca afiada e molhada para cortar o rolo exatamente no meio. Pode cortar cada metade em 3 ou 4.

roll_spicy_tuna

Considerações finais

No sushi a apresentação é essencial. No exemplo abaixo você pode ver duas coberturas diferentes: Gotas de maionese picante (dos lados) ou cebolinho picado e salpicos de sésamo preto (centro). Quer também usar Panko, caviar, ou até fatias de manga? Ótima ideia.

Espero que você goste dessa receita, e por favor deixe seus comentários abaixo.

spicy_tuna_presentation

Recipe Rating

  • (4.3 /5)
  • 75 ratings