Fazendo Sushi Maki em Casa

Fazendo Sushi Maki em Casa
(4.2 / 5)

Word from the author:

"“Então você quer saber como fazer sushi? Bom. Está no lugar certo. Para fazer um bom sushi roll japonês (ou nigiri) você não precisa passar por cinco anos de estudos sobre cortes no Japão, nem precisa de ninguém te dizendo que o seu primeiro sushi está parecendo com um pepino do mar tentando sair da água na hora do rush. O que você precisa é um pouco de boa vontade e um bom guia para te ajudar nestes tempos difíceis.”"

Como fazer sushi maki

 

1. “O lado mais duro do nori”

Sinta a folha de nori dos dois lados e você perceberá que um lado é um pouco liso e o outro é um pouco mais grosso. O nori deve ficar posicionado na esteira de bambu com o lado grosso para cima.

2. “Se ocupando com o arroz”

Molhe as suas mãos e pegue mais ou menos uma mão de arroz para fazer uma bola de arroz. É importante manter as suas mãos molhadas enquanto estiver trabalhando com o arroz de sushi porque ele é grudento. Quando for cuidar do nori, no entanto, você deve deixar a mão o mais seca possível. É por isso que você deve deixar uma vasilha com água (e um pouquinho de vinagre) e uma toalha seca por perto quando for fazer sushi.

3. “Espalhando”

Gentilmente, coloque a bola de arroz no meio da folha de nori e comece a espalhar igualmente pelo nori, criando uma camada de arroz que cubra quase toda a folha, exceto uma margem de aproximadamente 2cm no topo que deve ficar descoberta. Mais tarde, essa margem precisa estar vazia para conseguirmos fechar o sushi corretamente. Cuiado para não apertar o arroz, apenas o espalhe sob o nori.

4. “Dá pra você encher isso?”

Vamos colocar o recheio do roll, por exemplo uma fatia de atum, na borda do nori. Você pode colocar uma fatia ou duas de vegetais, talvez você queira usar uma tira longa de abacate ou pepino nisso, especialmente nas pausas para fazer com que ele se enrole sem brechas, bem apertado.

5. “Que comece a sequência de rolagem”

Usando a borda mais próxima da esteira de bambu, feche o recheio com o nori formando um monte retangular e sele bem por cima.

6. “Que continue a sequência de rolagem”

Seguindo em frente, continue rolando em etapas que formem montes retangulares, mantendo o roll bem estreito até que você chegue no fim do nori. Pressione o roll por todos os três lados o tempo todo, especialmente em cima para permitir que ele se mantenha bem justo. Assegure-se de que você esteja firmando o roll com movimentos que vão dos cantos para o centro. Cuidado para não apertar o recheio do roll.

7. “E….corta!”

Use uma faca afiada molhada para cortar o rolo em pequenas unidades de sushi. 6-8 unidades por rolo – é isso que você está buscando. É útil deixar a faca molhada quando for cortar, isso ajuda ela a passar pelo arroz e pelo nori.

8. “Então, por onde eu começo…?”

Bem, a melhor coisa é começar arrumando o equipamento e os ingredientes do sushi. Você provavelmente vai achar tudo o que precisa em uma loja de comida asiática local. Se você quiser procurar por ingredientes e acessórios online, confira a nossa  sushi e-Store, para kits de sushi e mais. Você também pode querer saber  como preparar arroz de sushi, ou ler mais sobre  sushi grade fish para o seu rolo de sushi.

Recipe Rating

  • (4.2 /5)
  • 78 ratings