Como fazer o arroz de sushi perfeito

Como fazer o arroz de sushi perfeito
(4.3 / 5)

Word from the author:

"O sushi perfeito começa com um arroz perfeito. Para isso, você precisará de uma boa receita e algum cuidado. Nessa página, encontrará as instruções que precisa para fazer arroz de sushi vinagrado em casa."

Como fazer arroz de sushi – a receita completa

Preparar o arroz de sushi poderá inicialmente parecer complicado e pedante, mas à medida que você vai fazendo irá notar que é como que nem fazer arroz normal, só que com vinagre de arroz junto, e um pouco da metodologia japonesa também.

Eu descompliquei os requisitos em cinco simples passos:

    1. Escolher de forma correta

      Você não acha que os japoneses já pensaram em tudo? Pois bem, eles já mesmo. Até fizeram um arroz especial para sushi, que se chama “shari”, tem gente que simplesmente o chama de “arroz de sushi”. E até gastaram tempo e esforço para fazê-lo redondinho, para que você possa facilmente encontrá-lo no mercado. Eis um saquinho de arroz de sushi.

    2. Medindo e preparando o arroz

      rice1

      Lave o arroz (1 xícara = 3 rolinhos) com água encanada durante 1-2 minutos até que ele fique sem amido. Após fazer isso, tire o arroz e coloque-o gentilmente numa panela, junte um pouquinho mais de água do que arroz (a proporção deve ser cerca de 1.15:1 a favor da água). Não coloque muita água, ou no final terá uma papa e não arroz.

    3. Cozinhando o arroz

      O arroz deve ser primeiramente cozinhado em fogo alto, mexido a cada minuto ou dois, até que a água comece fervendo. Depois, reduza o fogo para o mínimo e cubra a panela. Pare de mexer nesse momento, pois a partir daí o arroz se cuidará sozinho. Porquê? É assim que os japoneses fazem mesmo… Depois de 6-8 minutos, verifique o nível da água – Se na panela não tiver mais água, e apenas grãos de arroz maiores, isso quer dizer que o arroz está pronto. Se não for esse o caso, verifique a cada minuto, garantindo que ele não queima no fundo.

  1. Tirando o arroz

    Existem algumas coisas importantes que deve recordar quando está tirando o arroz da panela. Você acha que eu estou brincando? Não estou não. Primeiro, só pode utilizar uma colher de madeira para mexer no arroz cozinhado. Uma de metal irá danificar o arroz e também pode provocar reações no vinagre que adicionaremos mais tarde. Depois, não raspe o arroz que grudou no fundo da panela. Se ele sair facilmente, tudo bem, se não – deixa ficar. O arroz grudado está seco e queimado e não terá um bom sabor. Utilize uma tigela de madeira ou plástico para colocar e repousar o arroz.

  2. Temperando o arroz

    Para que o arroz ganhe aquele sabor a arroz de sushi (e que não seja só aquele normal), você precisa de adicionar vinagre de arroz logo após tê-lo removido da panela.

Como isso é feito?

  1. Para cada 3 xícaras de arroz (cru), utilize ½ xícara de vinagre de arroz, 2 colheres de sopa de açúcar e 2 colheres de chá de sal. Só use vinagre de arroz! Qualquer outro vinagre terá um sabor péssimo. – Em alternativa, você pode usar o pó de condimentação para arroz de sushi.
  2. Misture tudo numa pequena panela, em fogo médio, até que todos os elementos sólidos estejam misturados.
  3. Coloque a mistura no arroz e misture bem. Isso deverá demorar um a dois minutos.
  4. Permita que o arroz arrefeça durante alguns minutos até que fique à temperatura ambiente. Não coloque o arroz na geladeira para arrefecê-lo mais rapidamente – isso danificará o arroz. Você pode usar um ventilador, ar condicionado ou colocá-lo na janela.
  5. Dica importante – Algumas pessoas preferem o sushi menos temperado. Além disso poderão haver diferenças na robustez e no sabor entre as diferentes marcas do vinagre de arroz. Se essa é a primeira vez que você está fazendo arroz de sushi, e não tem a certeza, prepare a quantidade de tempero que está mencionada acima, mas use apenas metade dela. Misture-a com o arroz e prove. Confie nos seus sentidos para tomar a decisão de usar ou não toda a mistura.

 

Pensamentos finais
sushi-rice-min

Pronto, você conseguiu! Em nome da internet, por favor tire um minutinho para partilhar sua experiência nos comentários abaixo. O resultado foi o que você esperava? Foi melhor? Pergunte qualquer coisa, alguém deverá ser capaz de responder e até pode ser que você mesmo ajude alguém no futuro que tenha a mesma questão. E, ainda mais importante, se divirta fazendo sushi!

Receita amiga da cozinha

Recipe Rating

  • (4.3 /5)
  • 357 ratings