A batata que é doce
Só para ter certeza de que nos encontramos todos na mesma página, vamos fazer sushi com isso aí. E com outras coisas também. Então continue lendo para ver como isso funciona.
Descascando
Você sabe como funciona. Descasca corretamente a batata-doce. Remova as extremidades, assim como quaisquer partes que não gostaria de ter nos seus alimentos.
Descasque ainda mais
Agora, usando o seu descascador de vegetais, descasque várias camadas da batata-doce. Isso irá criar fatias bem finas – perfeitas para enrolar no sushi. Você poderá ter de pressionar o descascador com mais força do que o habitual para conseguir um corte nivelado. O resultado deve ser algo como está ilustrado abaixo.
Enquanto está descascando, faz sentido empilhar tudo junto para poupar espaço na sua cozinha – após cozidas, você deve evitar agrupar as fatias, já que elas podem grudar facilmente. Você poderá não precisar de toda a batata-doce. Cerca de 8 fatias como essas abaixo devem ser suficientes por cada rolinho de sushi.
Coza
Você pode fritar, colocar no forno ou no micro-ondas essas camadas de batata-doce antes de usá-las no sushi. O micro-ondas é a escolha mais rápida & fácil. Mas, primeiro, precisará de colocá-las sobre toalhas de papel, como mostrado abaixo.
Dependendo do micro-ondas, isso deve demorar cerca de 20-40 segundos, até que elas fiquem suficientemente macias. Abaixo está uma foto do “depois” – eu sei que parecem um pouco enrugadas e sem vida, mas não se preocupe, elas ficarão ótimas no rolinho dentro de um minuto.
Jogando a bola
Pegue uma folha de nori e corte-a pelo meio. Coloque uma metade no topo da esteira de bambu com o lado áspero virado para cima. Armazene a outra metade num local seco para o próximo rolinho. Molhe as suas mãos com água e pegue uma mão cheia de arroz. Faça uma bola com ele e “jogue-a” no centro da folha de nori.
Espalhe o arroz em volta do nori para que esse fique coberto de forma uniforme. Não precisa de pressionar o arroz, só tem de espalhá-lo mesmo. Agora vire o arroz para que ele fique virado para baixo.
De seguida, iremos preparar o recheio do rolinho.
Salmão e pepino
É assim que eu enrolo. Mas você pode optar por algo diferente. Cenouras cozidas ou abacate também são uma boa. Algum kampyo, se você tiver. Utilize fatias grossas e uniformes de salmão e abacate, nas quantidades que você quiser. Tente manter tudo tão uniforme quanto possível.
E enrole. Se você precisar de ajuda com essa parte, veja a minha outra página que mostra um guia passo-a-passo sobre como enrolar seu sushi de dentro para fora, para que se pareça com algo como o rolinho abaixo.
A grande cobertura
Ok, bacana. Agora pegue uma fatia de batata-doce previamente esquentada no micro-ondas e coloque-a gentilmente sobre o seu rolinho, como exemplificado abaixo. Eu sou destro então comecei com a parte esquerda do rolinho e continuei para a direita.
Boa. Agora pegue outra fatia e coloque-a de forma idêntica no rolinho, assegurando que existe uma ligeira sobreposição de batata-doce. Apenas alguns milímetros de sobreposição devem ser suficientes, quase impercetíveis.
Cubra todo o rolinho dessa forma. Se as camadas forem demasiado longas você pode cortá-las com uma faca, que nem eu. A batata-doce deve ser longa o suficiente para cobrir todos os 3 lados de cima do rolinho, mas não a parte de baixo.
Tornando a batata-doce grande novamente!
Envolva a sua esteira de bambu em volta do rolinho e pressione firmemente a batata-doce contra o arroz nos três lados de cima do rolinho. Isso ajudará a que tudo fique no sítio, oferecendo um ótimo aspeto à cobertura.
Corte e sirva
Corte o rolinho como faria normalmente, entre 8 a 6 peças. Nesse caso eu infelizmente decidi jogar fora as extremidades do rolinho (depois arrumei uma finalidade para elas, nada foi desperdiçado).
Uma gota de molho Teriyaki faz maravilhas nesse rolinho, então experimente!
Rate this recipe
3 People Rated This Recipe
Average Rating
No comments yet.